Ouvir música pode reduzir dores crônicas em até 21% e depressão em até 25%. A conclusão é de um estudo feito nos Estados Unidos, publicado na nova edição do periódico britânico Journal of Advanced Nursing.
A pesquisa foi feita com 60 pessoas de ambos os sexos e com entre 21 e 65 anos, todos portadores de dores crônicas não-malignas, estado caracterizado pela presença de dores resistentes a intervenções tradicionais. Os pacientes sofriam de problemas como dores nas costas, osteoartrite e artrite reumatóide, em média há seis anos.
Os voluntários foram divididos em três grupos com 20 integrantes cada um, dois deles submetidos a sessões de audição musical e um grupo controle que não ouviu música no período de estudo.
As autoras da pesquisa, Sandra Siedliecki, da Fundação Clínica de Cleveland, e Marion Good, da Universidade Case Western, verificaram que os grupos que ouviram música uma hora por dia durante uma semana apresentaram melhoria nos sintomas físicos e psicológicos em relação ao grupo controle.
“O primeiro grupo foi convidado a escolher o estilo musical preferido, que variou de rock a baladas melodiosas e de pop a sons da natureza comumente usados para promover sono ou relaxamento”, explica Sandra em comunicado da Blackwell Publishing, editora do Journal of Advanced Nursing.
O segundo grupo escolheu entre cinco tipos de músicas relaxantes selecionadas pelas pesquisadoras, com peças de jazz, piano, orquestra, harpa e sintetizador.